Entrevistado por Ivete Brandalise no programa “Primeira Pessoa” da TVE em novembro último, falei sobre o “Baile de Cobras – A Verdadeira História de Ildo Meneghetti”, lançado pela Editora AGE. Brilhantemente conduzida pela Ivete, creio que a entrevista ficou constituindo um bom resumo do conteúdo do livro, onde estão fatos da História recente do RS e do Brasil. Confira a seguir.
Na primeira parte, inquirido, descrevo Ildo Meneghetti e as razões e as origens de seu ingresso tardio na vida pública. Abordado, respondi sobre o desafio de debater com Leonel Brizola no primeiro debate político da TV brasileira. O RS era um barril de pólvora. E citei Jacob Gorender, que descreveu aqueles momentos: “o auge da luta de classes no Brasil”.
Parte 1
No segundo bloco, abordou-se a queda de Jango, os desencontros do governador Meneghetti com Paulo Brossard e seu PL – um episódio muito desagradável.
Parte 2
Na terceira parte, a vida pessoal de Meneghetti: uma pessoa absolutamente despretenciosa, levava uma vida comum e mesmo quando governante, evitava o uso de formalidades ou grandes aparatos.
No quarto bloco, foi abordada a situação em que se encontrava o Internacional quando Meneghetti assumiu a presidência, em vias de ser liquidado. E poucos anos depois, o ambicionado Estádio dos Eucaliptos.
Parte 4
No último bloco uma curiosidade: a participação do prefeito Ildo Meneghetti na solução da saída do Grêmio da Baixada dos Moinhos de Vento para a Azenha, onde o clube construiu o Estádio Olímpico.
Tags: 1964, Baile de Cobras, Biografia de Ildo Meneghetti, Brossard, Estádio dos Eucaliptos, governo Meneghetti, Ildo Meneghetti, Internacional, Jango, João Goulart, Leonel Brizola, Meneghetti, Paulo Brossard, resumo do livro Baile de Cobras
10 de dezembro de 2012 às 23:39 |
Parabns pelo livro e pela entrevista. Ab. z Luiz