Aeromóvel

Em 10 de maio passado publiquei um post intitulado “Nosso Sonho do Metrô”, https://eniomeneghetti.com/2011/05/10/nosso-sonho-do-metro/ onde sugeria nossas autoridades a estudarem uma ligação entre a estação Anchieta do atual Trensurb ao extremo da Zona Norte, junto a FIERGS.

Leio agora reportagens sobre a implantação do Aeromóvel entre a linha do Trensurb e o Aeroporto. Orçada em R$ 29,9 milhões para um trecho de 998 metros, transportará 300 passageiros em 90 segundos.

Mencionam uma pesquisa que dá como embarque e desembarque no Salgado Filho  7.000 pessoas por dia. A pergunta é: essas pessoas utilizarão o Trensurb? Alguém vai voltar de viagem, pegar as malas e entrar no trensurb para ir a Esteio, por exemplo? Desse numero de 7.000, provavelmente somente os funcionários do aeroporto poderiam utilizar e mesmo assim, os que moram em áreas próximas ao trem ou nas cidades satélites servidas.  Não estariam forçando a barra com pesquisas para justificar um gasto que seria melhor aproveitado noutras áreas?

Por que nossas autoridades não ousam e vão um pouquinho mais adiante? Cerca de mais quatro quilômetros apenas! Com a vantagem de sequer precisar dos “52 pilares de sustentação que já estão sendo fabricados” – como revela a reportagem de Zero Hora (abaixo).

Sim, porque correndo paralela à Fre-Way, uma nova via poderia ser assentada perfeitamente onde hoje é praticamente só mato e atender a demanda dos mais de 150.000 moradores dos bairros Sarandi e Rubem Berta. E desafogar o trânsito de ônibus e automóveis da Sertório, Assis Brasil, Farrapos, Voluntários da Pátria, etc. e até da BR 116! Com um sistema moderno, econômico, confortável, limpo e ecológico.

Parece que não tem imaginação. Ou não querem. Ou ambos. Por que será?

Jornal Zero Hora – 16/08/2011 – pg 28
Ministro anuncia início de obras do aeromóvel que ligará estação da Trensurb ao aeroporto
Com novo transporte, passageiros poderão chegar ao aeroporto em 90 segundos
Juliana Bublitz | juliana.bublitz@zerohora.com.br

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira na Capital, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, anunciou o início das obras do aeromóvel, em Porto Alegre. O sistema funcionará em uma via elevada de 998 metros de extensão será construída para ligar a Estação Aeroporto, da Trensurb, ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

— Esse é um momento histórico para o transporte urbano brasileiro. E o que é melhor: com tecnologia gaúcha — disse Negromonte.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/11753255.jpghttp://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/11753255.jpg
Foto: Divulgação, Prefeitura de Porto Alegre

O ministro garantiu que a obra, com valor estimado de R$ 29,9 milhões, estará pronta até dezembro. A intenção é que no início de 2012 comecem os testes e que, até o fim do ano, os veículos entrem em operação.

Segundo pesquisa encomendada pela Trensurb à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cerca de 7 mil pessoas embarcam e desembarcam no aeroporto por dia.

Para atender à demanda, haverá dois veículos, um com capacidade de 150 usuários, e outro, de 300. Eles deverão operar de forma intercalada de acordo com os horários de maior exigência, como o início da manhã e o final da tarde, e farão o percurso em 90 segundos.

O aeromóvel será conectado ao andar de embarque do aeroporto e à área de transportes da estação. Com isso, o passageiro pagará apenas o valor da passagem unitária e utilizará o veículo de forma gratuita. Hoje, o trajeto pode ser feito a pé, de táxi ou por sete linhas de ônibus.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/11753255.jpghttp://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/11753255.jpg
Foto: Divulgação, Prefeitura de Porto Alegre
ZERO HORA

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Aeromóvel”

  1. Carmem Bauer Says:

    Ah, pára! “Quando a esmola é muita, o pobre desconfia”, diz a sabedoria popular. Com tanta coisa urgente a ser feita, gastam 30 milhões numa obra restrita como essa? Aí tem!

  2. Luiz F. Tubino Says:

    Sabemos que o Brasil arrecada muito em impostos, mas assim como arrecada desperdiça dinheiro público e, através dos artificios de licitações com preços superfaturados e previamente ajustados, com aditivos contratuais que aumentam desmesuradamente os valores iniciais, o dinheiro vira enriquecimento de quadrilhas de politicos e gestores públicos. Ministério das Cidade, Denit, Trensurb e Infraero nenhum é confiável e age com probidade, portanto mais alguns vão levar vantagens com o dinheiro do povo, sem que o interesse público realmente seja o objetivo principal. È jogo de cena para meter a mão nos cofres públicos. Entretanto para a solução dos graves problemas de hospitais, presidios, escolas, delegacias, postos de saúde não existe dinheiro nunca. Temos que mudar este quadro o mais rápido possivel. Pra quê Governabilidade e base aliada governista? só pra aumentar imposto, para emendar orçamento com dinheiro para ONGs e empresas fantasmas? não precisamos de governabilidade, precisamos de MORALIDADE. Tubino

  3. Paulo Roberto Pereira Says:

    Mas isso é um acinte! Se são 7.000 pessoas a circular diariamente no aeroporto Salgado Filho, quantos usarão o Trensurb ou esse trenzinho de 30 milhões? Um ou dois a cada 100 pessoas! 1%? 2%? Isso dá de 70 a 140 pessoas por dia! Esses caras perderam a noção do ridículo! Vão jogar fora o dinheiro deles e não o meu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: